segunda-feira, 27 de outubro de 2008

RETRATOS E POEMAS


Procure os seus caminhos,mas não magoe ninguém nessa procura.

Arrependa-se, volte atrás, peça perdão!

Não se acostume com o que não o faz feliz,revolte-se quando julgar necessário.

Alague seu coração de esperanças,mas não deixe que ele se afogue nelas.

Se achar que precisa voltar, volte!

Se perceber que precisa seguir, siga!

Se estiver tudo errado, comece novamente.

Se estiver tudo certo, continue. Se sentir saudades, mate-a.

Se perder um amor, não se perca!

Se o achar, segure-o!

Fernando Pessoa


CLIQUE EM COMENTÁRIOS E VEJAM AS PRODUÇÕES DOS PROFESSORES DA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL MARIA ARLETE BITENCOURT LODETTI

16 comentários:

ieda disse...

Amizade


Amizade é um sentimento que encanta e dá alegria

nos faz pensar que sem ela não há vida

nos fortalece quando estamos enfraquecidos

ajuda a enfrentar os obstáculos e as dificuldades.


Amizade quando nasce traz harmonia

Vai crescendo com a entrega de cada um

Semeando calor humano e abrindo caminhos

Para um viver cheio de sonhos e esperanças.


Amizade não acaba, apenas se abranda

Esperando que um dia, volte a renascer

Fortalecendo os laços

Para que possamos colher os frutos deste sentimento.



VERNER E IEDA

Unknown disse...

A missão

O professor que busca
Cresce a cada dia.
Angústia e expectativa
Fazem parte do nosso dia-a-dia.
Às vezes temos medo,
Assumir e esconder
Passa a ser um segredo.

Quando os discípulos nos olham
Acham que sabemos tudo,
Então respiramos fundo
E passamos segurança, mas
Na verdade, na verdade...
Precisamos estar sempre reciclando.

Pego o livro e o computador
E começo a viajar para me aprimorar
Dedico-me inteiramente
Para os alunos ensinar.
Sinto uma satisfação tão grande
Que ser professor vale a pena
E a observar meus alunos
Concluo que não posso parar
Minha missão é ensinar.


Autoras: Zoleide da Silva
Nadir Scheidt
Rita Casagrande Bitencourt

Unknown disse...

Acordando para o Mundo

Dalva
Deise

Ao nascer acordamos para o mundo.
Um mundo muitas vezes conturbado e violento.
Convivemos com diversos indivíduos que:
pensam diferentes de nós,
buscam caminhos diferentes para as suas conquistas.
Priorizam outras necessidades,
possuindo diferentes culturas e valores morais diferenciados.
Mas o bom é que estamos sempre,
buscando conviver em grupo,
compartilhando nossas diferenças e buscando uma melhor adaptação.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Bety Regis disse...

PRIMAVERA (de novo)
"Bate com esperanças meu coração"
Prenúncio de um novo verão?
Estação cantada em verso e prosa
Da vida, da alegria, da rosa
Novamente a esperança renascendo
A vida em festa florescendo
Primavera chegando na vida
Frutos da batalha e da lida
Estação de felicidades
Apagando mágoas, saudades
Sumindo amarguras e dor
Fazendo florescer o amor
Bata meu coração
Renove a emoção
Qual pássaro esvoaçante
Qual flor radiante
Bata com todo ardor
Curta e viva este amor
Saiba que existe esperança
Ame igual criança
Nunca deixe-se abater
Ame e saiba viver
Bata com força meu coração
Sinta a vida e a emoção
Saiba que acabou o tormento
Pois reviveu o sentimento
Vivemos numa nova era
Tudo em função da primavera
Prenuncio de um novo verão
Onde brilhará a emoção
Qual sol abençoando a estação
O amor chegou em turbilhão
Alegrando meu coração
Gilmar Griep
Publicado no Recanto das Letras em 29/10/2008
Código do texto: T125
Autor desconhecido

Unknown disse...

Angústias da Educação

De um grito, uma angústia
De uma angustia, uma preocupação
Da preocupação, a ação
Da ação, a interação
Na interação, a colaboração
Da colaboração, um trabalho com dedicação
Com dedicação e motivação no dia-a-dia alcançarão
Alcançarão, um pouco de compreensão.
Em nome do ARLETE
Nossa gratidão
Gratidão a Cleusa e a Bete
Que do NTE são
Que estarão sempre em nosso coração.


Beth e Jana

Bety Regis disse...

A vida a sonhar



Às vezes fico a analisar
O amanhecer despertar
E fico a me perguntar
Existe beleza maior para se olhar?


O sol vem nos acordar
E a alegria começa raiar
Eu sei que posso até sonhar
Pois um novo dia virá.

Dia após dia fico a pensar
Que Deus foi maravilhoso ao criar
Um mundo tão espetacular
Que nele vivo a sonhar.

Marilene Raichaski

Bety Regis disse...

A vida a sonhar



Às vezes fico a analisar
O amanhecer despertar
E fico a me perguntar
Existe beleza maior para se olhar?


O sol vem nos acordar
E a alegria começa raiar
Eu sei que posso até sonhar
Pois um novo dia virá.

Dia após dia fico a pensar
Que Deus foi maravilhoso ao criar
Um mundo tão espetacular
Que nele vivo a sonhar.

Marilene Raichaski

Bety Regis disse...

Não há vitoria sem luta

Jose Clair Nietto e Ricardo Curcio

Sem paz o mundo não sobrevivera
Comigo pensar há pensar
Qual solução será
Que luz , no túnel aparecera
Minha mãe já dizia ,sem amor
Nada haverá de acontecer de bom
Talvez seja recuperar o amor que
No passado recente esquecemos
Ou relembrar Jesus: Amar
uns aos outros como eu vos amei
Saber perdoar é algo muito difícil
Que precisa ser trabalhado no dia a dia
Só assim você alcançara o amor a misericórdia e a alegria
Momentos de luta sempre existirão
Mas a vitória virá com muita disposição
Porque o grande guerreiro surge exatamente
No meio da tribulação
Você sozinho nunca estará
Comigo sempre podes contar
Naquilo que eu não posso fazer por ti
O meu grande amigo JESUS tudo por ti fará.

Bety Regis disse...

Afinal... Amor é amor...

Chove uma chuva fina, daquelas de enjoar
que chegam até a deprimir a gente.
E, aquilo me fez pensar...
Como seria bom se a gente só precisasse conviver
com pessoas que amamos e que de verdade quer amar!

Eu nuca precisei parar para pensar no amor...
e na faculdade ninguém nunca me falou
Um aluno, porém um dia me perguntou...
O que é o amor ?... O que é o amor ?..
A única coisa que pela cabeça me passou:
Respondi exatamente o que eu mais odiava escutar
“Quando você for mocinha, você vai entender...”

Então, eu comecei a pensar...
No que é amor... No que é amar...
Eu poderia dizer que amar
é quando você quer estar
sempre ao lado daquela pessoa especial,
Amar poderia ser aquela coisa
que nos deixa meio bobos, meio voadores e sonhadores,
o que não deixa de ser verdade;
mas amar também nos faz forte,
nos faz felizes, mais corajosos, mais humanos...

E amor poderia ser um complemento da alma e do coração, mas é muito mais do que isso...
Foi em nome do amor que entramos nessa vida
e é em nome do amor, focado no que quer que seja
que continuamos e seguimos em frente.

Amor não é coisa que se possa explicar,
não é coisa que se possa por em palavras;
é coisa que se sente, é coisa que se vive.
Amar não se ensina, amar se aprende amando.
Seja amor de pai e mãe, de irmão, de vós,,
de amigo, de primos e tios, de namorado, marido.
O amor é sempre amor,
não importa onde aconteça
ou de que forma comece.



Gloria e Silésia
29/10/2008

Bety Regis disse...

HOJE


HOJE TIVE UM SONHO,
NÃO DESSES QUE VAO E VEM,
MAS UM SONHO QUE ME TRANSFORMOU
TIRANDO AS Desilusões E Ilusões
SEI QUE MEU SONHO TEM APENAS UMA Direção
UMA LUZ CHAMADA DEUS.

THAISE ALVES

Leandro disse...

ACREDITE EM VOCÊ!

Márcia Mendes

Nunca penses que não possas,
Sua vida melhorar.
Indo em busca de algo novo,
Para tudo transformar.


Experiências vividas,
Quase todas divididas.
Faz da vida uma lição,
Transformando o impossível,
Melhorando a educação.

Unknown disse...

O QUE SE DESEJA...

AH ,O AMOR SENTIMENTO SUBLIME
QUE ME CATIVOU
SEM PERCEBER ME TOMOU
ALGO QUE SE SENTE SEM SE VER
E QUANDO NÃO SE TEM O QUE FAZER...?

AMOR DE MAE E DE PAI
DE FILHO E DE FILHA
DE IRMÃ E DE IRMÃO
DE MULHER E DE MARIDO
OU ATÉ MESMO DE UM CÃO
POIS É TÃO TRISTE VIVER NA SOLIDÃO

FRACIONADO É EGOISMO
AUSENCIA DELE É AFLIÇÃO
PRESENTE É SOLIDÁRIEDADE
ATIVO É CARIDADE
TER AMOR...! QUE FELICIDADE!!!

NA VERDADE, O QUE IMPORTA
QUANDO ELE BATE NA PORTA
É NÃO DIZER NÃO
AMAR E SER AMADO,
POR ALGUÉM SER ESPERADO
E IR SEMPRE ALÉM
É TÃO BOM SER DESEJADO...



GABRYELA ZOCHE
REGINA DE OLIVEIR

Unknown disse...

A Escola

Todos os dias que chego
Analiso tudo vejo
As conversas, os bate-papos,
As brincadeiras e os olhares.

É na escola que descobrimos
O colorido da vida
Nela conceituamos sua beleza.

Beleza essa que se forma
No respeito e na educação
E nas trocas de saberes e gratidão.

É nesse ambiente
Que planejamos o futuro
Que iremos construir.


Autores:
Flávio Teixeira
Monalisa Monteiro
Sandra Elias

Unknown disse...

Amigo é

Amigo é aquela pessoa
Que o tempo não apaga,
Que a distância não esquece,
Que a maldade não destrói.

É alguém que você sente presente,
Mesmo quando está longe...
Pois os olhos se ausentam
Mas, os corações estão sempre unidos.

Que vem para o seu lado quando você
Está sozinho e nunca nega um sentimento sincero.

Ser amigo não é coisa de um dia,
São atos, palavras e atitudes.
Que se solidificam no tempo
E não se apagam mais.

Tinha razão o poeta quando dizia
Amigo é coisa pra se guardar
Debaixo de sete chaves dentro
Do coração.

Autoras: marizélia e Araceli

Rosana disse...

Oi Ieda
quando li seu poema sobre Amizade, recrdei de meus colegas onde trabalhei por 3 anos em Abelardo Luz ,SC, realmente a gente não esquece, somente esperamos com calma um novo reencontro para nos deixar ainda mais fortalecidos.
Felicidades
Rosana D.AlexandreMartins






Oi Araceli
Quando li seu poema percebi que temos algo em comum: amizades, pois Canção da América foi o último texto que trabalhei com meus alunos da 4ª séire na semana passada, realmente é uma música qre retrata muito bem o que é amizade, e vc conseguyiu colocar de uma forma também abençoada tal sentimento que não podemos ficar sem ele. Parabéns.
Rosana D. Alexandre Martins